A área busca garantir que os objetivos da instituição sejam alcançados com eficiência, segurança, dentro das normas e legislação vigente

O termo Compliance tem origem no verbo em inglês to comply, cujo significado é agir de acordo com uma regra, ou seja, é estar em conformidade com leis e regulamentos, sejam externos ou internos. Muitas empresas, mesmo sem a exigências legais, têm adotado estruturas de Riscos, Controles Internos e Compliance com a meta de verificar – com segurança – os processos e controles estabelecidos pela alta administração. Essas ações são executadas para garantir que os objetivos estratégicos da instituição sejam alcançados, permitindo atuar preventivamente no combate às fraudes internas e externas.
A Cooperativa Bandeirante do Sicoob UniMais possui uma estrutura de Controles Internos e Compliance composta por profissionais da área que reportam a um diretor, cuja responsabilidade é informar os resultados ao Conselho de Administração da Cooperativa, visando garantir a independência e eliminação de conflitos de interesses. A perspectiva da Cooperativa para o exercício de 2017 é ampliar ainda mais a abrangência do escopo de trabalho desses profissionais que passarão a atuar na análise dos riscos institucionais ligados aos negócios, como riscos trabalhistas, de imagem e socioambientais.
O Sicoob UniMais garante a autonomia e empoderamento necessários para que a estrutura de Riscos e Controles Internos possa trabalhar em conjunto com suas cooperativas.
Acesse o vídeo sobre Gestão de Riscos Corporativos, produzido pela Fundação Dom Cabral, em:
https://www.youtube.com/watch?v=EOgwln7xgwA