O eneagrama, conceito que auxilia o processo de autoconhecimento do ser humano, foi utilizado pelo Instituto Sicoob para promover o relacionamento entre a instituição e a comunidade

Com o objetivo de consolidar, ampliar e aperfeiçoar cada vez mais a atuação do Instituto Sicoob em sua missão de difundir a cultura cooperativista para o desenvolvimento sustentável das comunidades, a equipe, voluntários e parceiros da instituição participaram, durante o mês de novembro, do curso de autoconhecimento e desenvolvimento social, o Eneagrama.
Pouco conhecido no Brasil, o Eneagrama consiste em um estudo que auxilia o ser humano a se autodescobrir e perceber seus anseios, bloqueios e demais energias que influenciam suas atitudes e decisões tomadas durante o dia a dia. “O Eneagrama, é uma ferramenta que possibilita trabalhar com a personalidade e características de casa um. É poder buscar por mais conhecimento pessoal, profissional e familiar”, declara a coaching Aline Castro.
Dividido em dois módulos, o curso ministrado por Castro, proporcionou aos participantes trabalhar com os seus aspectos individuais e coletivos. “Foi incrível a sinergia e a energia do grupo durante esse período. O treinamento foi muito produtivo pois pudemos promover o autoconhecimento e buscar o pelo nosso desenvolvimento. Agradeço imensamente ao Instituto Sicoob pela oportunidade foi um prazer participar desse momento”, afirma a voluntária do Instituto Sicoob pelo Sicoob Metropolitano, Daiane Henrique.
Segundo a supervisora de Projetos do Instituto Sicoob, Júlia Fagan, oportunidades como essas são de suma importância aos voluntários do sistema, dado que, são eles que promovem o relacionamento entre o Instituto Sicoob e a comunidade. “O nosso voluntário, por meio de ações diversas, tem o contato direto com a comunidade. É preciso que eles sejam capacitados para compreender, perceber e lidar com diferentes perfis durante essas atuações”, conclui Fagan.
Fonte: Mundo Coop