Buscar

O profissional do futuro e o mercado de trabalho

Atualizado: Jul 29


O conceito do mundo VUCA surgido em meados do ano de 1990, nunca se fez tão presente no mundo corporativo quanto no atual cenário provocado pela pandemia.


Diante das novas tecnologias e das novas formas de fazer, as relações e os modelos de trabalho estão se modificando aceleradamente. Isso inevitavelmente faz com as empresas, busquem profissionais com novo mindset.


Mas como eu posso ser esse profissional do futuro? A Consultora de RH do Sicoob UniMais, Muriel Castro lista algumas habilidades que ganham cada vez mais espaço:


  • Comunicação clara e objetiva: Há grande quantidade de canais de comunicação, mas é preciso ser claro e objetivo no que se quer transmitir ao seu cliente, seu colega de trabalho, seu gestor e aqueles que você nunca viu ou verá pessoalmente. Essa capacidade gera agilidade e fortalece as relações de confiança.

  • Adaptabilidade e resiliência: As mudanças ocorrerão de forma dinâmica e constante. É necessário estar pronto para se adaptar e saber passar por dificuldades, para conseguir responder naturalmente aos novos cenários, atuar com pessoas diferentes e realizar tarefas de novas formas.

  • Gestão do tempo: Capacidade de organizar e planejar como o tempo deve ser dividido entre as diversas atividades de uma rotina. Conseguir se organizar para fazer suas entregas, pode gerar equilíbrio entre a produtividade e a sua qualidade de vida.

  • Inteligência emocional: capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles em meio a crises e situações que exigem uma gestão rápida. Desenvolver essa capacidade pode ajudar a diminuir o nível de ansiedade e estresse, melhorar os relacionamentos interpessoais, ter maior clareza nos objetivos e ações e pode aumentar a autoestima e autoconfiança.

  • Pensamento Crítico: a capacidade de ouvir, refletir e contribuir sobre determinado assunto.

  • Seja protagonista: Ser um profissional protagonista é ser proativo, determinado e responsável por suas próprias decisões e ações. Este comportamento tende a se destacar rapidamente no ambiente de trabalho, pois costumam serem vistos como pessoas engajadas e capazes de agirem por conta própria.

  • Seja conectado: Alguns ambientes corporativos podem induzirem o profissional ao isolamento, ficando focado só na realidade da sua empresa. No entanto, diante de tantas novidades do mercado e do mundo, é preciso ter um olhar para fora ampliando as possibilidade e fazendo interconexões entre o interno e o externo. Estar antenado as novas tecnologias e técnicas, sendo capaz de trazer isso ao contexto da empresa, pode ser um grande diferencial.


O profissional com opinião, que possa ter voz ativa e que se adapte as novas exigências do mercado estará sempre a frente para obter as melhores oportunidades. Por isso a dica do Sicoob UniMais é: se atualize, invista em você! Busque novos conhecimentos, reúna-se a grupos de diversas áreas ampliando o seu networking. E lembre-se compartilhe, quem compartilha multiplica.



142 visualizações
Siga
  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Recentes