top of page
Buscar

Cooperativas de crédito são a principal instituição financeira em 9 estados

Alternativa que ganha cada vez mais força em todo o país

Com mais de 13,9 milhões de cooperados e 763 cooperativas em todo o Brasil, as cooperativas de crédito continuam a conquistar espaço no Brasil. Atualmente, representando 11,7% do Sistema Financeiro Nacional, as cooperativas do tipo têm firmado-se como uma das grandes opções para a população de “desbancarizados” e de pessoas que buscam uma alternativa com melhores produtos e serviços.


A partir de um modelo pautado no relacionamento com os clientes, as cooperativas de crédito hoje seguem um movimento contrário do sistema como um todo. Segundo dados recentes do Banco Central, o setor dobrou o número de agências nos últimos anos, enquanto os bancos tradicionais perderam mais de 5,8 mil pontos de atendimento.


Tal crescimento reflete no mapa das instituições financeiras nos estados brasileiros. Hoje, as cooperativas lideram em número de pontos de atendimento em nove estados, com destaque para Minas Gerais e o sul do Brasil, onde todos os três estados possuem o sistema cooperativo em destaque.


Com 4 mil agências em todo o país, o Sicoob possui hoje a maior presença no território nacional, superando os números da maior estatal do país e ficando em primeiro lugar no ranking de maiores instituições em número de agências.


“O cooperativismo financeiro é um movimento essencialmente de lugar e proximidade, que preza pelo atendimento humanizado, até porque, nas cooperativas, as pessoas por definição, são mais importantes que o capital, e o lucro não faz parte dos objetivos. Como o usuário dos serviços é também o dono da organização, suas expectativas e preferências sobre acolhimento e tratamento devem ser atendidas sem restrições. Portanto, estar fisicamente nas comunidades e próximo dos indivíduos e das empresas é demonstrar fidelidade à natureza societária”, disse Ênio Meinen, diretor de Coordenação Sistêmica e Relações Institucionais do Sicoob, em comunicado oficial.

Figurando no Top 10, o Sicoob representa um dos maiores sistemas financeiros do país, com expansão crescente ano após ano.


Tal crescimento físico, também reflete nos números do setor. Segundo dados do Conselho Consultivo Nacional do Ramo Crédito (Ceco), do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), as cooperativas de crédito são responsáveis por 21% dos contratos realizados nas áreas rurais, além de 18,7% do volume financiado. Também são responsáveis por 19% dos contratos de crédito aos pequenos negócios e de 13% do valor contratado a partir do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).


Com perspectivas de crescimento contínuo nos próximos anos, o ramo crédito espera continuar em expansão. Algo que deve contribuir para a participação de 20% no Sistema Nacional de Crédito, meta estabelecida pelo Banco Central.

Sicoob, mais que uma escolha financeira, uma opção mais justa para cuidar do seu dinheiro.


Fonte - Portal do Cooperativismo Financeiro


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Siga
  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Recentes
bottom of page