Buscar

LCA e LCI: comece seu investimento em renda fixa


O mercado de investimentos está cada dia mais diversificado com alternativas interessantes para distribuir os riscos. LCI e LCA são opções de investimento em Renda Fixa que têm atraído o olhar dos investidores – principalmente, por possuírem isenção de Imposto de Renda para Pessoa Física e no Sicoob, com cobertura garantida pelo FGCOOP. Pessoa Jurídica não há tributação de IR, conforme tabela regressiva de IR.


Mas o que são essas siglas LCI e LCA? Vale a pena investir nelas?


LCI e LCA são, respectivamente, as siglas para Letra de Crédito Imobiliário e Letra de Crédito do Agronegócio: títulos de Renda Fixa emitidos por uma instituição financeira utilizados para financiar as atividades do mercado imobiliário e do agronegócio.


Basicamente, quem investe em LCI e LCA está “emprestando” esse dinheiro para a instituição financeira poder oferecer crédito que incentive o desenvolvimento desses dois grandes setores, considerados estratégicos pelo governo no desenvolvimento econômico.


Assim como acontece em todo investimento, em troca desse “empréstimo” o investidor recebe o pagamento de juros sobre o valor investido – estabelecidos no momento da compra do título.


A diferença principal entre LCI e LCA é o setor que cada uma financia. Como o próprio nome diz, uma contribui para o financiamento e desenvolvimento do mercado imobiliário e a outra para o mercado do agronegócio – como financiamento da produção, comercialização, máquinas etc.


Uma outra característica dos títulos de LCI e LCA é o prazo de carência e/ou liquidez. Normalmente, quanto maior o prazo de vencimento do título, maior a rentabilidade - mas, por outro lado, o prazo de carência pode ser maior e menor liquidez a partir de 90 dias (sob consulta), já que o investidor demora mais tempo para resgatar o valor investido.


Assim, os investimentos em LCA e LCI têm ótimas taxas e boas vantagens para o investidor, como: variedade de prazos e potencial de retorno. Além disso, por conta da isenção de Imposto de Renda, é possível retorno diferenciado quando comparado com outras aplicações de Renda Fixa. Mas lembre-se de que não se trata de uma regra. É necessário sempre comparar e projetar rendimentos antes de investir.


Quer saber mais? Fale com um gerente de relacionamento e comece a investir com o Sicoob UniMais.




24 visualizações0 comentário
Siga
  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Recentes