Buscar

Sicoob: Primeira instituição financeira cooperativa integrada ao gov.br

Com mais de 5 milhões de cooperados da instituição, a ação facilita e dá acesso a mais 2,7, mil serviços digitalizados pelo governo. Serviços de estados e municípios já integrados que também estão disponíveis na plataforma


O público do Sicoob agora poderá acessar os serviços disponíveis utilizando as mesmas credenciais de acesso utilizadas no aplicativo da instituição, além disso a medida propicia agilidade e segurança. Por meio da adesão ao acordo de cooperação técnica os cooperados podem, na prática, acessar serviços públicos com a mesma senha com que entram em sua conta corrente.

De acordo com Antônio Vilaça Júnior, diretor executivo de Tecnologia da Informação do Sicoob, os cooperados terão acesso de forma mais fluída aos serviços do governo acessados pela Internet. Utilizando as credenciais do Sicoob, além de não precisar criar uma nova senha e memorizá-la, os cooperados evitam deslocamentos a órgãos públicos e passam a contar com soluções na palma das mãos.

Entre os principais serviços oferecidos pelo portal estão o Meu INSS, a Carteira Digital de Trânsito, a Carteira de Trabalho Digital, Sacar Abono Salarial e Solicitar Seguro-Desemprego, entre tantos outros.

A parceria entre a instituição e o governo federal é estratégica, já que as cooperativas têm ampla presença no interior do Brasil. Inclusive em 307 municípios brasileiros, o Sicoob é a única instituição financeira em pleno funcionamento. Por isso, segundo Vilaça, este é um passo importante para a democratização e a simplificação do acesso a esses serviços públicos em diversas regiões, uma questão de cidadania e que reforça o papel do Sicoob em levar a transformação para a vida da população em todas as comunidades em que está inserido, promovendo a responsabilidade social e financeira nesses locais.

O processo para o uso deste benefício é simples, mas conta com rigorosos padrões de segurança e será utilizado apenas pelos cooperados que desejarem essa facilidade. Com esta integração, o governo tem acesso apenas ao nome completo, CPF, telefone e e-mail do usuário. Com a mesma facilidade que realizam a integração, os cooperados podem revogar esse consentimento por meio do aplicativo do Sicoob.


Como acessar os serviços:


Ao acessar sites ou aplicativos governamentais que permitam a autenticação por meio da opção gov.br, o cooperado será direcionado a uma tela de autenticação que apresentará a opção ‘Bancos Credenciados’. Ao acioná-la e selecionar o Sicoob entre as instituições, o cooperado será direcionado para o ambiente do Sicoob, onde informará suas credenciais de acesso e receberá uma mensagem no App Sicoob com código de confirmação. Em seguida, deve clicar em "autorizar".


Após este processo, será convidado a aprovar o compartilhamento dessas informações, bem como orientado sobre a forma como pode revogar essa decisão. Ao final dessa etapa, o cooperado será direcionado ao serviço que acessou originalmente já de forma identificada.

16 visualizações0 comentário
Siga
  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Recentes