São Paulo segue como estado mais competitivo do país

22.09.2017

Competitividade dos estados em 2017

 

 

São Paulo continua sendo o estado mais competitivo do país, segundo ranking divulgado nesta quarta-feira (20) pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a consultoria Tendências e a Economist Intelligence Group. 


O estudo analisa o desempenho da gestão das federações em 66 indicadores agrupados sob 10 temas: potencial de mercado, infraestrutura, capital humano, educação, sustentabilidade social, segurança pública, solidez fiscal, eficiência da máquina pública, inovação e sustentabilidade ambiental. Assim, é atribuída uma nota que vai de 0 a 100 para cada uma delas. 


Apesar de São Paulo ter se mantido na liderança, a nota do estado caiu de 88,9 no ano passado para 87,8 neste ano. O estado segurou a primeira colocação nos quesitos infraestrutura, inovação e potencial de mercado, além do segundo lugar em segurança pública. Mas caiu seis posições no aspecto solidez fiscal, que já era seu pior indicador (de 15ª para a 21ª), e duas posições em capital humano (da terceira para a quinta). 


As duas colocações seguintes mudaram de 2016 para 2017. Santa Catarina (cuja pontuação passou de 74,3 para 77,2) subiu da terceira para a segunda posição, puxada pelo ganho de nove posições no pilar potencial de mercado e três posições no critério solidez fiscal. 

 

O Paraná (de 76,9 para 71,1), por sua vez, caiu da segunda para a terceira colocação, penalizado pela perda de sete posições no aspecto solidez fiscal e de três no de eficiência da máquina pública. 
O Distrito Federal (de 66,8 para 69,4) segue na quarta colocação. 

 

Os estados das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste concentram-se na metade superior do ranking, enquanto os do Norte e Nordeste ficam na parte inferior. Os representantes mais bem colocados destas duas regiões são Ceará e Paraíba, em 10º e 11º lugar, respectivamente, à frente de Mato Grosso e Goiás. 

 

Na lanterna, estão Maranhão, Amapá e Sergipe. Alagoas, que estava em último lugar no ano passado, conseguiu subir três posições, passando para a 24ª. 


Fonte: globo.com

 


 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Siga
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • LinkedIn Social Icon