4 dicas para atingir o bem-estar financeiro

24.05.2018

Administre gastos e crédito, poupe, economize para emergências e planeje sua aposentadoria

 

 

Por causa da instabilidade da economia mundial, é fundamental tomar precauções quanto às nossas finanças e, acima de tudo, conscientizar e educar a sociedade sobre como obter o tão desejado bem-estar financeiro – que inclui a importância de poupar.

 

A seguir, destaco quatro dicas que podem ajudá-lo(a) a alcançar esse equilíbrio. Administre seus gastos e crie o hábito de poupar. Todos nós devemos ser capazes de analisar como gastamos nosso dinheiro e aprender a tomar decisões que não afetem nosso bem-estar econômico. As despesas relativas às necessidades básicas (alimentos, moradia, medicamentos, escola, pagamentos de serviços etc.) devem ser as primeiras a ser levadas em conta. Você também deve incluir nesse plano uma soma voltada a entretenimento, e outra porção deve ser dedicada à poupança ou a algum investimento de longo prazo alinhado com seus objetivos futuros.

 

Economize para emergências. É importante estar economicamente preparado para enfrentar imprevistos que possam afetar o equilíbrio financeiro. Para isso, devemos ter um fundo de poupança cuja missão é cobrir despesas inesperadas, como emergências médicas, por exemplo. Esse “colchão” pode evitar o que chamo de estresse financeiro, além de endividamentos desnecessários.

 

Planeje sua aposentadoria. O ideal é investir desde jovem em um fundo de aposentadoria. Existem diversas opções no mercado que podem ajudar. Sugiro que você invista algum tempo em um “aconselhamento financeiro”, para que consiga analisar todos os benefícios oferecidos pelos diferentes fundos de aposentadoria.

 

Mantenha um bom histórico de crédito. Ter um histórico de crédito saudável pode tornar alguns ativos, como hipotecas ou carros, mais acessíveis. Recomendo, por exemplo, não comprar produtos desnecessários e sempre rever qualquer oferta em seus termos e condições. E, acima de tudo, devem-se evitar os empréstimos bancários, pois eles não aumentam o seu poder de compra.

 

Costumo dizer que, nessa área de nossas vidas, não há maior paz de espírito do que não ter dívidas e estar pronto para encarar o futuro sem medo. E só o conhecimento e a compreensão das nossas finanças são capazes de nos levar ao tão almejado equilíbrio econômico.

 

Lucas Medola é do paypal para a América Latina

 

Fonte: Administradores

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Siga
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • LinkedIn Social Icon